Fluxo de Caixa

Cadastramento de Contas

No LOUVADEUS 3.0, para facilitar a transferência entre contas, o caixa administrativo da igreja (local ou pequeno) é tratado da mesma forma que as contas bancárias.

Para cadastrar uma conta, você deverá clicar na aba "Fluxo de Caixa" e, em seguida, no botão "Contas" e utilizar a interface de cadastramento. Como as contas possuem informações importantes que não existem em outros itens do plano de contas, deverá ser criado um item correspondente no plano de contas para cada conta bancária e para o caixa administrativo cadastrados. Desta forma, todo lançamento que criar um registro direta ou indiretamente no fluxo de caixa da igreja, deverá ter um item do plano de contas associado, além da conta bancária/caixa relacionado a esta entrada/saída. Consideramos lançamentos indiretos aqueles provenientes de baixas de parcelas e registros da planilha de contribuição. Ao cadastrar uma conta, além dos dados mostrados na tela abaixo, você poderá colocar na aba "Observações sobre a conta" outras informações como o endereço da agência, nome do gerente, entre outras.

Transferência entre contas

Para realizar a transferência entre contas, clique no botão "Transferência", escolha a conta para crédito, a conta para débito e o centro de custo relacionado a cada uma delas. O centro de custo poderá ser igual, no caso de duas contas pertencentes à igreja como um todo ou diferentes, quando, por exemplo, a igreja está transferindo um valor para uma conta específica pertencente a um determinado ministério em função de ofertas designadas relacionadas a um projeto deste ministério ou está realizando uma transferência relacionada a uma necessidade urgente ou planejada para uma conta de um ministério ou local assistido pela igreja.

Cadastramento de registros de fluxo de caixa

Todos os pagamentos ou recebimentos realizados sem a criação de um registro de contas a pagar/receber e que não estejam relacionados a um lote de contribuições deverão ser cadastrados diretamente no fluxo de caixa. A forma com que o LOUVADEUS 3.0 trabalha pressupõe que as contribuições realizadas na igreja entram inicialmente no caixa administrativo e depois poderão ser utilizadas para a realização de pagamentos e/ou ter uma parte transferida para uma conta bancária. As baixas das parcelas pagas/recebidas e os lançamentos na planilha de contribuição também estarão sendo computados no fluxo de caixa, pelo fato de estarem sempre relacionados a uma conta bancária ou ao caixa administrativo. Desta forma, todo o movimento financeiro da igreja estará refletido no fluxo de caixa.

Para cadastrar lançamentos no fluxo de caixa, você deverá utilizar a interface de cadastramento preenchendo as informações abaixo, levando-se em conta o motivo do movimento. Quando o motivo for uma contribuição depositada diretamente em uma conta da igreja, o campo origem deverá estar preenchido e o campo designação poderá estar preenchido e o item do plano de contas deverá ser algum tipo de oferta ou dízimo. Quando o motivo for algum pagamento ou recebimento sem cadastro no contas a pagar/receber ou movimentação financeira (taxas, CPMF, etc), o item histórico deverá ser preenchido detalhando o item do plano de contas.

Importante: utilize a caixa de checagem "Habilita pesquisa" marcada apenas quando tiver necessidade de pesquisar registros que não consegue visualizar facilmente utilizando as setas. Cada vez que você a marca, o LOUVADEUS atualiza os registros de movimentação contidos no banco de dados, podendo gerar um grande tráfego em sua rede.

Atualização de dados incluídos/alterados por outros usuários

Quando houver mais de um usário incluindo informações no módulo financeiro do LOUVADEUS, para evitar tráfego excessivo na rede relacionado aos movimentos financeiros, somente os registros que você incluiu estarão visíveis em sua máquina até que você explicitamente mande o sistema ser atualizado. Para atualizar, clique no botão "Atualizar", contido na barra de ferramentas principal.

Pesquisa

Você poderá utilizar a tabela de movimento para pesquisar registros clicando no botão "Habilita pesquisa" e, desta forma, encontrar masi facilmente os registros de movimento através da utilização de recursos de filtragem, selecionando os filtros desejados do lado esquerdo da tela, e ordenação, clicando-se nos títulos das colunas. Para selecionar um registro de movimento para consulta, alteração ou exclusão, clique na tabela ordenada e filtrada da forma mais adequada e selecione o registro clicando-o com o mouse.

Estorno

Caso você tenha cadastrado um movimento em um mês anterior que já tenha sido fechado e deseje estorná-lo, não excluindo-o simplesmente, clique no movimento e, em seguida, no botão "Estornar Mov.". Desta forma será criado um novo movimento em sentido contrário ao selecionado, sem a perda do registro inicial, e com a palavra "Estorno"acrescentada ao seu histórico.

Transferência de Lançamentos

Você deverá utilizar a transferência de lançamentos nos seguintes casos:

1) Quando a tesouraria tiver cadastrado um contribuinte que já estava cadastrado como membro, mas com o nome escrito de forma diferente e não reconhecido pela e quiser excluí-lo, transferindo todas as suas contribuições para o respectivo membro;

2) Quando uma família ou casal estiver cadastrada como equipe para fins de contribuição conjunta e a tesouraria quiser transferir todas as contribuições individuais para a equipe que compõe o grupo;

3) Quando tiver criado um novo item no plano de contas abaixo de um item que já possuia lançamentos e o usuário quiser migrar para o novo item criado, já que o item pai se tornou um item sintético;

4) Quando todos os lançamentos de um determinado item que deverá ser excluído devido a mudanças no plano de contas terão que ser movidos para outro item já existente ou para um novo item recém criado;

5) Quando um item que foi criado provisoriamente, devido a um projeto, evento ou centro de custo que será desativado, tiver que ser excluído e seus dados migrados para outro item do tipo "Eventos Já Realizados", "Projetos Extintos", etc.

6) Outros necessários para tornar o banco de dados consistente e compatível com o plano de contas , pessoas e equipes existentes.

IMPORTANTE: os relatórios que disponibilizam informações de lançamentos e suas totalizações poderão ser afetados com estas transferências ("Financeiro Resumo", "Analítico por Plano de Contas", "Extrato de Contribuições dos membros", etc).

Como utilizar:

1) Escolha que tipo de transferência fará clicando na opção desejada ("Entre origens" ou "Entre itens do plano de contas");

2) Se escolheu "Entre origens":
2.1) Escolha o tipo da origem (pessoa ou equipe) e em seguida a origem na caixa de combinação;
2.2) Escolha o tipo do destino (pessoa ou equipe) e em seguida o destino na caixa de combinação;

3) Se escolheu "Entre itens do plano de contas":
2.1) Escolha o plano de contas origem;
2.2) Escolha o plano de contas destino;

4) Clique no botão "Ok"

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